CME PARTICIPA DO XXIII ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS-UNCME

Nos dias 07 e 08/06/2018, o Conselho Municipal de Educação (CME), representado pelo Presidente Nonato Nogueira, a Vice-Presidente Fátima Lemos, o Conselheiro Lucieudo Ferreira e pela Técnica Lúcia Quitéria, participou, do XIII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação-UNCME, em Maracanaú-CE.

No dia 07 de junho de 2018, o Evento iniciou com a apresentação do tema “A BNCC e o papel dos Conselhos Municipais de Educação no processo de regulamentação do currículo”, e contou como Palestrante a Professora Carolina Tomaz Barbosa, membro do Ministério da Educação. Em um segundo momento, houve a apresentação da Comissão Eleitoral, leitura e Aprovação do Regimento do Encontro.

O segundo dia do encontro, 08 de junho de 2018, foi destinado às apresentações de painéis: Painel 1: “A BNCC e as Especificidades da Educação Infantil”, Painel 2: “A BNCC no Ensino Fundamental: estratégias de implementação”, Painel 3: “Currículo e Formação Básica: uma relação necessária”, e o Painel 4: “A Regulamentação do Currículo de Maracanaú”.

Ainda na ocasião foi apresentada, discutida e aprovada a Reformulação do Regimento Interno/ Estatuto UNCME-CE. Houve a Eleição e Posse da Diretoria da UNCME para o Biênio 2018/2020, na qual o Presidente do CME de Fortaleza foi eleito como um dos membros do Conselho Fiscal da Entidade. Finalizando, ocorreu o “Momento UNCME”, no qual foram apresentadas as ações desenvolvidas e prestação de contas do Biênio-2016/2018.

Os participantes do CME apontaram o referido Encontro como uma oportunidade de debater, ampliar e alinhar os conhecimentos acerca dos temas tratados, considerando a BNCC uma referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares para o ensino infantil e ensino fundamental, embora este aguarde aprovação do Conselho Nacional de Educação-CNE.